2
Campo Grande - MS Busca
Cultura

Em HQ, amigos dividem experiências e frustrações de quem pretende viver de arte em Campo Grande

O livro traz um encontro entre o quati Simão, o lobo-guará Tobias e a pomba-asa-branca Joana, que ganharam características humanas a partir do traço de Dudu.

18:30 - 06 out 2023 | Por Douglas Duarte

Créditos: PMCG

O início da vida adulta pode ser uma fase de aprendizados e surpresas, mas que também provoca uma série de questionamentos. É com essa premissa que o escritor e quadrinista Dudu Azevedo traz a história em quadrinhos “Sonhos Selvagens”. O livro traz um encontro entre o quati Simão, o lobo-guará Tobias e a pomba-asa-branca Joana, que ganharam características humanas a partir do traço de Dudu.

Ambientada em Campo Grande, a história em quadrinhos (HQ) começa com o desenho de um outdoor onde está estampada a frase “Campo Grande, a cidade do tamanho de seus sonhos”, uma provocação que conduz a conversa dos amigos, que compartilham experiências de quem está passando pela fase dos trinta e poucos anos e precisa lidar com as demandas da vida adulta, o mal estar do fim da juventude, a repressão que o mercado de trabalho traz e com o abandono de sonhos, sobretudo para quem planejava trabalhar com arte, como eles. O local do encontro é um prédio residencial antigo na avenida Afonso Pena, coração da cidade.

“Sonho Selvagens” foi o grande vencedor do 1º Prêmio Ipê de Literatura, realizado pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur). “Ter um quadrinho como principal premiado mostra como esse gênero está crescendo e merece cada vez mais destaque no Estado”, pontua Dudu.

O livro tem 120 páginas coloridas. A capa leva a assinatura da artista campo-grandense Lívia Tinoco, com uma releitura do trio de amigos. Além disso, a edição traz prefácio de Fabiana Gibim, da editora Sobinfluência de São Paulo, e um pósfácio escrito pelo autor e compositor João Benitez, parceiro de produção artística de Dudu. No final da edição, há uma galeria de fanarts dos personagens principais, criadas por artistas do Mato Grosso do Sul, como Fabio Quill, Eliane Fraulob, Gabriel Quartin, Fernando Freitas e a já citada Lívia Tinoco.

Lançamento

Sonhos Selvagens foi apresentada ao público em maio, durante a Feira Motim, em Brasília, e já esteve também em Curitiba para a Bienal de Quadrinhos. Agora, chega a Campo Grande para o lançamento oficial na cidade que é o pano de fundo da história. O evento acontece neste sábado (7), na Éden Beer, com um bate papo entre o autor Dudu Azevedo e o corroteirista João Benitez, mediado pelo quadrinista e artista visual Fabio Quill.

O evento está sendo organizado pela livraria itinerante Hámor que, desde 2022, participa de feiras e festivais e promove encontros literários em Mato Grosso do Sul. A livraria ajuda a fomentar um cenário local de escritores independente e estará presente durante o lançamento, sendo uma ótima oportunidade para os fãs de quadrinhos e literatura. A discotecagem fica por conta de Eduardo Lorentz.

Serviço

Evento: Lançamento da HQ premiada no 1º Prêmo Ipê de Literatura, Sonhos Selvagens

Data: 07 de outubro (sábado)

Horário: 18h

Local: Éden Beer – Av. Mato Grosso, 68, Centro

Evento gratuito

Web Stories

Adolescente mata a família por ter celular confiscado Ex-vereador é morto após confusão em evento de confraternização Dicas para bons hábitos de sono para crianças Militar perde a vida após acidente grave em Aquidauana Traficante “Gringo” é executado