Campo Grande - MS Busca
Ações nos Bairros

Edição Especial de Aniversário supera as anteriores e Todos em Ação atrai 7 mil pessoas no Jardim Centro Oeste

A Prefeitura Mais Perto de Você”, em comemoração ao aniversário de 124 anos de Campo Grande

17:01 - 19 ago 2023 | Por Douglas Duarte

Foto: Divulgação/Assessoria

A edição especial do “Todos em Ação – a Prefeitura Mais Perto de Você”, em comemoração ao aniversário de 124 anos de Campo Grande, superou o público das edições anteriores e atraiu cerca de 7 mil pessoas, segundo estimativa da Guarda Civil Metropolitana, para o mutirão de serviços da Prefeitura, que aconteceu na manhã deste sábado no bairro Centro Oeste, região do Anhanduizinho.

Presente no evento, a prefeita Adriane Lopes, ressaltou a importância do evento nas comunidades. “Nós iniciamos esse programa ano passado e tem sido um sucesso porque traz respostas rápidas para os anseios de vocês. Essa região tem cerca de 198 mil moradores e nós sabemos que nem sempre é fácil se deslocar até as Secretarias, então temos realizado esse mutirão trazendo as Secretarias e os serviços até vocês, com resolutividade”, pontua.

Foto: Divulgação/Assessoria

O evento que começou às 8h, na Escola Municipal Professora Maria Regina de Vasconcelos Galvão, na Rua José Pedrossian, envolveu todas as secretarias municipais e ofereceu serviços como emissão de Carteira de Trabalho Digital, orientação para emissão do RG, intermediação de emprego, inserção de pessoa com deficiência ao mercado de trabalho, orientação jurídica e financeira, cursos em diversas áreas, expedição de credencial para idoso estacionar em vagas especiais, orientação sobre o passe do estudante.

Edna Maria Cândido é representante do Bairro Samambaia e ficou surpresa com a grandeza e agilidade da ação. “Estou encantada, são 70 serviços à disposição da comunidade que muitas vezes não consegue se deslocar até a Prefeitura, as Secretarias, ainda mais no sábado quando a maioria das pessoas estão em casa. Todos os postos que eu passei pedindo orientação e de atendimento, como na Sesau fui muito bem atendida e com rapidez”, conta.

Foto: Divulgação/Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) disponibilizou atendimento na área da ortopedia, cirurgia geral, ultrassom transvaginal, abdômen total e aparelho urinário, odontologia/prevenção, auriculoterapia, clínico geral e atendimento psicológico.

Representando a Assembleia Legislativa, o deputado Lídio Lopes ressaltou o compromisso e preocupação da gestão com as comunidades. “Nós temos visto o esforço a gestão em garantir segurança e qualidade de vida a população, através de investimento nas comunidades. Essa semana foi ligada primeira parcela de energia regular aqui da Homex e hoje, realiza uma ação desse porte com 70 serviços gratuitos de muito sucesso”, conclui.

Os animais também tiveram atendimento especial com serviços gratuitos como: diagnóstico rápido da Leishmaniose Visceral Canina, vacinação contra a raiva, microchipagem em cães e gatos, atendimento médico-veterinário, encaminhamento para castração e vermifugação, disponíveis pela Subsecretaria de Bem-Estar Animal (Subea) e o Centro de Controle de Zoonoze (CCZ).

Foto: Divulgação/Assessoria

A Laís Nogueira é moradora da Homex e não perdeu a oportunidade de levar os filhotes de tomar a primeira vacinação. “Quando eu soube eu vim correndo com eles para cá, tomar vacina, o vermífugo e quero ver também o que mais a veterinária vai me aconselhar”. Com os filhos, ela também aproveitou para cortar o cabelo e fazer a segunda via do RG.

A Eliane Ferreira Barreto, moradora do Paulo Coelho Machado, é protetora de animais e também foi atrás de orientação animal. “Eu cuido de vários gatinhos no bairro, quando vi os postos da Subea e do CCZ, vim direto aqui para saber como faço para cuidar melhor dos meus bichinhos de um jeito mais acessível”.

A Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Emha) esteve com atendimento para revalidar o cadastro das pessoas inscritas no programa de habitação social, além de pagamento de parcelas e renegociação de dívidas. Ainda no evento foi possível atualizar o Cadastro Único e obter informações e orientações sobre matrículas na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande (Reme).

Foto: Divulgação/Assessoria

Tatiana Paula Barbosa e o marido Edson Luis Barbosa, saíram do Canguru para aproveitar a ação e regularizar a situação da dívida de habitação. “A gente ficou muito feliz quando ficou sabendo da ação. Além da gente conseguir regularizar uma pendencia, ainda conseguimos nos divertir em família, porque é sábado e tem muitos brinquedos e coisas para crianças e adultos. É diversão e orientação no mesmo lugar”.

 Foto: Divulgação/Assessoria

A programação incluiu também apresentações culturais e musicais, brincadeiras para as crianças com direito a pipoca, algodão doce e brinquedos infláveis. Foram oferecidas oficinas de artesanato, culinária, fotografia e Instagram e diversos outros cursos de qualificação fornecidos pela Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv).

Foto: Divulgação/Assessoria

Quem passou pelo evento pode levar para casa verduras e legumes manipulados na Unidade Técnica de Agricultura Urbana (UTA/FAC), adubo orgânico produzido na própria unidade, além de roupas e calçados que fazem parte do Varal Solidário do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC).

A primeira edição de 2023 do Todos em Ação, que no ano passado percorreu as sete regiões urbanas da Capital, aconteceu no dia 25 de março, na região do Anhanduizinho, e contou com a participação de cerca de 3,5 mil pessoas e diversas ações na região. No dia 13 de maio, o programa passou pelo Distrito de Anhanduí e atendeu quase 5 mil pessoas.

Foto: Divulgação/Assessoria