2
Campo Grande - MS Busca

É fome mesmo? Entender o que o corpo quer ajuda a se manter firme na dieta

Algo que atrapalha bastante a alimentação saudável e o emagrecimento é comer mais do que o nosso corpo precisa. Para evitar isso, é importante saber se a fome que sente ao longo do dia é mesmo uma necessidade fisiológico ou uma vontade de comer por questões emocionais e comportamentais. Quando a fome é física, o corpo […]

12:52 - 06 jun 2023 | Por

Algo que atrapalha bastante a alimentação saudável e o emagrecimento é comer mais do que o nosso corpo precisa.

Para evitar isso, é importante saber se a fome que sente ao longo do dia é mesmo uma necessidade fisiológico ou uma vontade de comer por questões emocionais e comportamentais.

Quando a fome é física, o corpo dá sinais claros: o estômago ronca e pode haver queda na energia e na disposição, além de aumento da irritação. Mas, após comer (qualquer coisa), tudo se resolve e você se sente satisfeito.

Já a fome emocional costuma gerar o desejo por algo específico —você quer comer um doce, uma pizza, um hambúrguer. Ela tende a surgir em momentos de estresse, ansiedade, euforia ou de monotonia.

Para ter certeza de que sua fome não é emocional, quando bater a vontade de comer, pense: qualquer coisa é capaz de satisfazer você nesse momento? Um ovo, um bife com legumes ou uma fruta vai ‘matar’ sua fome? Ou você precisa de um bolo, uma batata frita, uma coxinha? Se for a segunda opção, há grande chance de você não estar com fome fisiológica.

E como lidar com a fome emocional? Busque formas de distrair a mente e aliviar os sentimentos, como fazer exercícios, passear com o cachorro, ler um livro, tomar um banho ou qualquer atividade que o mantenha ocupado (lavar a louça, varrer a casa). Você pode também consumir algo que dê prazer e seja saudável —café ou um chá sem açúcar, por exemplo.

E como lidar com a fome emocional? Busque formas de distrair a mente e aliviar os sentimentos, como fazer exercícios, passear com o cachorro, ler um livro, tomar um banho ou qualquer atividade que o mantenha ocupado (lavar a louça, varrer a casa). Você pode também consumir algo que dê prazer e seja saudável —café ou um chá sem açúcar, por exemplo.