DOF recupera caminhão roubado com carga de cigarros contrabandeados em MS
Veículos e carga ilícita avaliada em R$ 2,9 milhões foram apreendidos em ação na MS-180
Em uma operação de rotina nesta segunda-feira (2), policiais militares do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) realizaram uma importante apreensão na rodovia MS-180, próximo à reserva indígena Porto Lindo. Durante o patrulhamento, os agentes visualizaram um Fiat Uno Vivace e um caminhão trator Scania, ambos em alta velocidade, e decidiram abordá-los.
Após a abordagem, os policiais constataram que o caminhão estava carregado com 47.500 pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai. Além da carga ilícita, os veículos também apresentavam irregularidades: o caminhão trator Scania havia sido furtado em Sorocaba (SP) e o semirreboque em Guarulhos (SP).
O condutor do Fiat Uno, um homem de 53 anos, confessou ter sido contratado para fornecer informações sobre o policiamento na região e orientar o condutor do caminhão sobre a rota. Já o motorista do caminhão, de 40 anos, afirmou ter sido contratado para transportar a carga de cigarros até Icaraíma, no Paraná.
Diante dos fatos, os veículos e a carga ilícita, avaliada em R$ 2,9 milhões, foram encaminhados para a Receita Federal em Mundo Novo. Os dois homens foram presos em flagrante e conduzidos para a Delegacia da Polícia Federal em Naviraí, onde responderão pelos crimes de contrabando, receptação e organização criminosa.
A ação do DOF faz parte do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que tem como objetivo intensificar o combate ao crime organizado nas fronteiras de Mato Grosso do Sul.