2
Campo Grande - MS Busca
Infraestrutura

Divulgadas as imagens do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Dourados

As obras para a reconstrução do terminal de passageiros e cargas do aeroporto Francisco Matos Pereira foram incluídas no PAC por meio do trabalho do deputado Geraldo Resende.

16:09 - 02 out 2023 | Por Douglas Duarte

Créditos: SEILOG

A Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística divulgou nesta segunda-feira (02), as primeiras imagens do futuro terminal de passageiros e cargas do aeroporto Francisco Matos Pereira de Dourados. As obras devem ser iniciadas ainda no período de termino da primeira etapa da intervenção no aeroporto que compreende a pista. A construção do novo terminal está orçada em R$ 40 milhões e foi incluída no Novo PAC depois de reuniões políticas e técnicas do deputado Geraldo Resende (PSDB) no Ministério de Portos e Aeroportos.

As obras para a reconstrução do terminal de passageiros e cargas do aeroporto Francisco Matos Pereira foram incluídas no PAC por meio do trabalho do deputado Geraldo Resende.

No dia 31 de maio, o parlamentar se reuniu com diretor de Investimentos do Ministério de Portos e Aeroportos, Thiago Pedroso para tratar da inclusão da edificação do terminal no aeroporto de Dourados no programa de investimentos de infraestrutura e logística do Governo Federal, o Novo PAC. O Terminal de embarque será construído cerca de três vezes maior que o atual, além de uma nova sala de Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo. Também será construída uma nova seção contra incêndio, que é o prédio do Corpo de Bombeiros no local.

“Estamos lutando para que Dourados finalmente tenha um aeroporto a sua altura. A cidade se transformará em uma metrópole nos próximos anos. Hoje ela já conta com duas universidades públicas, outras particulares, um forte setor produtivo e muitas plantas industriais estão sendo construídas ou planejadas para produzirem em Dourados. Qualquer investimento na logística da cidade contribuirá para o seu desenvolvimento”, comemorou Resende.

Obras na pista

Geraldo Resende vem acompanhando os investimentos no aeroporto desde seus primeiros dias de mandato. No dia 11 de maio, o parlamentar esteve com o então ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, para solicitar um acréscimo nos investimentos da primeira etapa das obras no valor de R$ 16 milhões por meio de um Termo Aditivo. Nos dias seguintes o Termo Aditivo foi assinado e os valores repassados para o 9º Batalhão de Engenharia do Exército Brasileiro, executor da obra.

O parlamentar também acompanha a qualidade da obra. No dia primeiro de agosto, depois de receber as denúncias sobre problemas graves na execução da obra do aeroporto de Dourados, Geraldo Resende protocolou uma solicitação de vistoria, que foi confirmada no dia seguinte. No dia 9 de agosto, Geraldo teve uma reunião com o general Luiz Fernando Baganha, comandante do Comando Militar do Oeste (CMO) para obter informações referentes as denúncias da imprensa. Na época, os generais reafirmaram a qualidade da obra e os prazos pactuados. A vistoria aconteceu entre os dias 12 e 13 de setembro e contou com a presença dos diretores Thiago Pedroso (Investimentos) e Guilherme Afonso (Projetos) da Secretaria de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos.

Em relação às datas, Thiago Pedroso e o coronel Carlos Alexandre Bastos Vasconcellos (encarregado do serviço pelo 9º BEC – Batalhão de Engenharia e Construção do Exército), afirmaram que a entrega da obra de ampliação da pista de pouso e decolagem deverá acontecer até dezembro deste ano. Já o prazo final para o aeródromo entrar em operacionalização é até junho de 2024.

“Houve um inegável atraso nas obras. Acredito que Dourados foi prejudicado por não ter tido na última legislatura um parlamentar da região para lutar pelos seus interesses. Nós começamos a atuar e a obra e os investimentos ganharam uma outra velocidade. Continuarei vigilante para que os prazos sejam cumpridos”, Finalizou.