2
Campo Grande - MS Busca
Política

Delcídio aposta na integração regional como motor do desenvolvimento em Corumbá

Com uma vasta experiência tanto no setor privado quanto na vida pública, Delcídio planeja utilizar a posição estratégica de Corumbá para alavancar o potencial natural da cidade.

21:00 - 17 maio 2024 | Por Douglas Duarte

Créditos: Folha MS

Corumbá (MS)-  O ex-senador e atual presidente do PRD-MS, Delcídio do Amaral, acredita em uma visão global para impulsionar o crescimento socioeconômico de Corumbá. Com uma vasta experiência tanto no setor privado quanto na vida pública, o pré-candidato à prefeitura da maior cidade pantaneira, planeja utilizar a posição estratégica de Corumbá para alavancar o potencial natural da cidade.

Para muitos, Corumbá é vista como um final de linha o ponto mais isolado do estado, acredito justamente no contrário, aqui é o início de um novo Mato Grosso do Sul, a porta de entrada para novos horizontes e oportunidades, mas é preciso alguém que tenha um conhecimento de gestão, para poder alavancar este potencial e fazer essa engrenagem girar”, disse.

Delcídio reforça que a colocação geográfica de Corumbá sempre foi ignorada por governos que não souberam, ou não se interessaram, em desenvolver projetos que integrassem as potencialidades naturais da região.

“Somos uma das poucas cidades do país que possui os quatro modais de transporte, temos a ferrovia, a rodovia, o aeroporto internacional e a hidrovia, o problema não é falta de opção, sempre foi falta de vontade e principalmente, de pessoas que soubessem fazer acontecer”, destaca.

Integração com a Bolívia

Em um encontro recente com lideranças políticas de Puerto Suárez, Delcídio conversou sobre as oportunidades para fortalecer os laços intermunicipais. Ele delineou um projeto arrojado para ativar uma nova rota industrial, vislumbrando uma cascata de benefícios que incluem, a criação de empregos, o estímulo ao turismo e o fortalecimento econômico regional.

delcidio fronteira
Encontro com Alcaide de Puerto Suàrez Maurício Montero Yorge

“Estamos discutindo integração Brasil-Bolívia, Corumbá-Puerto Suárez, visando o desenvolvimento de um projeto econômico e social entre os dois países”, afirmou Delcídio durante a reunião.

“Falamos de meio ambiente, de modais de transporte, da rodovia, da ferrovia e, mais especificamente, da bioceânica, que já existe aqui e temos que trabalhar para torná-la cada vez mais uma realidade para esses dois países.”

Para Delcídio, a integração entre Corumbá e seus vizinhos sul-americanos, é a chave para um futuro próspero. O presidente do PRD-MS argumenta que a cooperação bilateral pode catalisar o desenvolvimento socioeconômico da região, trazendo avanços significativos em áreas como educação, saúde e infraestrutura.

Saída para o Pacífico

Em outra frente, o pré-candidato ressalta a importância estratégica da saída para o Pacífico via Bolívia. Durante a reunião com autoridades bolivianas, ele delineou planos para fortalecer essa rota, explorando oportunidades e beneficiando diversos setores, mas principalmente o comércio.

Delcídio destacou ainda a importância de estar atento aos desenvolvimentos do mega porto de Chancay, no Peru. Ele vê nesse empreendimento, que possui um grande investimento de empresas chinesas com aporte estimado em US$ 3,5 bilhões de dólares, uma chance de impulsionar as negociações regionais, reduzindo os prazos de entrega e ampliando as oportunidades de exportação, tanto para Bolívia como para Corumbá e todo Brasil.

porto chancay
investimento no Porto de Chancay no Perú pode ser alternativa para nova saída ao Pacífico

Créditos: Folha MS

Web Stories