2
Campo Grande - MS Busca
Últimas Notícias
UFMS

Conselho Universitário aprova 10 de maio para consulta para novo reitor e vice-reitor da UFMS

O processo de consulta, já está aprovado pelo Conselho Universitário por meio da Resolução nº 150-COUN/UFMS

23 mar 2024 às 20h00 | Rose Pinheiro

Imagem: Reprodução Googles Maps

O Conselho Universitário aprovou hoje, por unanimidade, a instalação do Colégio Eleitoral na próxima quarta, 27, para iniciar o processo de consulta à comunidade universitária e a organização da lista tríplice de reitor para o mandato de 2024-2028, que deve ser encaminhada ao MEC até final de maio deste ano.

A data da consulta à Comunidade Universitária (professores, técnicos e estudantes) será no dia 10 de maio, aprovada pelo Conselho Universitário, órgão máximo da Universidade. O mandato do reitor Marcelo Turine e da vice-reitora Camila Ítavo vai até 26 de outubro de 2024.

O Regimento do Colégio Eleitoral, com as etapas de todo processo de consulta, já está aprovado pelo Conselho Universitário por meio da Resolução nº 150-COUN/UFMS, de 7 de dezembro de 2021. De acordo com a legislação federal e o Regimento do Colégio Eleitoral da UFMS, a escolha dos reitores das Universidades Federais é realizada por meio de processo democrático e participativo, com representação dos segmentos da comunidade universitária e da sociedade. Na consulta pública à comunidade universitária, os pesos são diferentes para os segmentos da comunidade universitária, sendo 70% para professores, 15% para técnicos e 15% para estudantes. 

A partir da próxima quarta, o Colégio Eleitoral da UFMS será constituído para definir os prazos para a inscrição das chapas com os candidatos aos cargos de reitor e vice-reitor, composição das comissões e normativos específicos.

O reitor Marcelo Turine destacou que a eleição para Reitores das Universidades Federais é um processo institucional de extrema importância para a participação democrática e segue as normativas do governo federal desde 1995, como a Lei nº 9.192, que determinou a composição de listas tríplices para a escolha e nomeação de reitor. Na UFMS, a primeira lista tríplice foi elaborada em 1996, com mandato até 2000, com eleição de Jorge Chacha e Amaury de Souza para reitor e vice, respectivamente.

O Colégio Eleitoral é composto por representantes dos cinco conselhos superiores da Universidade, o Conselho Universitário, o Conselho Diretor, o Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação, o Conselho de Graduação e o Conselho de Extensão, totalizando aproximadamente 181 pessoas, com professores, técnicos, estudantes e representante da sociedade. 

Texto: Rose Pinheiro