2
Campo Grande - MS Busca
Últimas Notícias
JUVENTUDE

Conferência Estadual de Juventude será realizada em outubro

A 4ª Conferência Estadual de Juventude será realizada nos dias 26 e 27 de outubro, em Campo Grande.

05 set 2023 às 20h00min | Douglas Duarte
Compartilhe:

Créditos: Gov MS

Com o tema “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem-Viver”, a 4ª Conferência Estadual de Juventude será realizada nos dias 26 e 27 de outubro, em Campo Grande. A convocação saiu no Diário Oficial do Estado no último dia 31 de agosto.

A quarta edição vai reunir jovens representantes de todo o Mato Grosso do Sul após o prazo final, de 30 de setembro, para a realização das conferências municipais e regionais.

Os debates devem ser organizados dentro dos 12 eixos:

1. Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil;
2. Direito à Educação;
3. Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda;
4. Direito à Diversidade e à Igualdade;
5. Direito à Saúde;
6. Direito à Cultura;
7. Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão;
8. Direito ao Desporto e Lazer;
9. Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente;
10. Direito ao Território e à Mobilidade;
11. Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça;
12. Sistema Nacional de Juventude – Sinajuve

O subsecretário de Políticas Públicas para a Juventude, Juan de Paula Nazareth, explica que os resultados das conferências municipais e, posteriormente, da Conferência Estadual, vão subsidiar a 4ª Conferência Nacional de Juventude, que será realizada em Brasília, entre os dias 14 e 17 de dezembro.

“Das conferências municipais e regionais a juventude vai elegendo os delegados, reunindo ideias para então transformarmos no plano de representação do Estado, que vai para a Conferência Nacional”, descreve Juan.

Para o subsecretário, a participação da juventude nas conferências é essencial na construção coletiva do Plano Nacional da Juventude. “É uma forma da gente colocar a escuta da população dentro do plano, para que a partir dele tenhamos as políticas públicas mais direcionadas e também as verbas mais focadas”, completa Juan.

Em Mato Grosso do Sul, por enquanto, apenas o município de Bataguassu realizou a conferência municipal. No entanto, entre os dias 15 e 23 de setembro, data da Semana Estadual da Juventude, serão realizadas Conferências Regionais em Corumbá, Três Lagoas e Dourados, além da Capital.