2
Campo Grande - MS Busca
GASTRONOMIA

Com recorde de participantes, Festival do Peixe da Abrasel MS tem pratos à base de pescado até no café da manhã

O Festival do Peixe acontece de 28 de agosto a 10 de setembro.

09:46 - 29 ago 2023 | Por Douglas Duarte

Créditos: Abrasel MS

Imagine fazer um tour por mais de 30 bares e restaurantes, em seis cidades, experimentando do tradicional Peixe a Urucum, até um Pirarucu Confitado? Esse é o desafio que a Abrasel MS – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Mato Grosso do Sul traz para o público sul-mato-grossense com a 2º Edição do Festival do Peixe – Gastronomia, Pesca Esportiva e Empreendedorismo

O Festival do Peixe acontece de 28 de agosto a 10 de setembro, com um número recorde de participantes, em mais de 30 estabelecimentos, nas cidades de Campo Grande, Bonito, Três Lagoas, Corumbá, Dourados e, a novidade deste ano, Ponta Porã. O Festival tem correalização do Sindha MS – Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação e patrocínio do Sebrae MS.

Além de ressaltar a gastronomia e os sabores dos pratos preparados tendo o peixe como ingrediente principal, esta edição também terá um Talk Show que abordará temas como a pesca esportiva, o turismo, além da gastronomia e os desa­fios do mercado.

O presidente da Abrasel MS, João Francisco Denardi, pontuou que a gastronomia sul-mato-grossense sempre teve o peixe presente nos cardápios. “Nosso Estado, tradicionalmente, é destino de pescadores do Brasil todo, que vinham em busca de peixes como o dourado e o pintado e hoje para a prática da pesca esportiva, que garante a diversão e a preservação. Como reflexo, os pratos à base de pescado sempre fizeram parte dos sabores de Mato Grosso do Sul e a intenção da Abrasel MS, com o Festival do Peixe, é realçar essa característica da nossa culinária, oferecendo aos clientes opções de pratos tradicionais, à base de pacu e piraputanga e até mesmo aqueles que incluem peixes que não são nativos, como o salmão e o pirarucu”.

Boca da Onça – Bonito

João Francisco, lembrou ainda que o Festival, além de estimular o consumo do peixe, irá oferecer aos empresários a oportunidade de adquirir conhecimento, ajudando a fortalecer seus empreendimentos. “O objetivo da Abrasel MS é representar e desenvolver o setor, com foco no desenvolvimento sustentável e o fortalecimento de seus associados, por isso, além da parte gastronômica, o Festival do Peixe terá um Talk Show com nomes importantes do setor, que vão compartilhar suas experiências e dar dicas preciosas para os negócios”.

“Mais de 30 restaurantes participam desta segunda edição do Festival do Peixe, trazendo toda a regionalidade de Mato Grosso do Sul em diferentes receitas. Esse tipo de ação valoriza os pequenos negócios do segmento de alimentação, na medida em que a população prestigia os estabelecimentos e seus pratos.  Esse é o nosso papel enquanto Sebrae, apoiar o pequeno empresário, para que ele tenha mais fluxo na sua empresa, gerando renda e oportunidades locais”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.

Ao Ponto Steaks – Ponta Porã

Pela primeira vez, restaurantes de Ponta Porã participam de um evento realizado pela Abrasel MS e a empresária Merces Rocha, do Cantinho do Paladar, falou sobre a expectativa em relação ao Festival do Peixe. “Participar do Festival do Peixe da Abrasel MS, mesmo que sejamos do interior, é uma forma de divulgar o restaurante, de aprendermos com outros que também participam, e movimentar o nosso estabelecimento”.

Merces, lembrou ainda que os colaboradores do restaurante ficaram animados. “Nossos funcionários se alegraram por estar participando, pois é uma forma de movimentar e incentivar, de ficar cada dia melhor. Nós entramos com o prato que todo mundo elogia bastante em nosso cardápio, o Ceviche de Tilápia, e é uma forma de mostrarmos aos nossos colaboradores que está fazendo sucesso e também de divulgar nossa culinária. Queremos estar dentro dos eventos que a Abrasel MS realiza, participando, aprendendo, é o nosso maior objetivo, finalizou.

Sabor em Ilhas – Campo Grande

A empresário Freddy Ayache, da La Parisienne, de Campo Grande, participará do Festival do Peixe com uma opção que pode ser consumida no café da manhã, o Saumon & Avocado Bénédict, que são duas unidades de pão viennois selado na manteiga, abacate, salmão gravlax, ovo gema mole e sauce hollandaise. “O Festival chega como uma possibilidade de mostrar que peixe combina com todas as refeições. Queremos que os clientes venham apreciar nosso prato e se deliciar com esta sugestão surpreendente”.

O presidente do Sindha MS, Juliano Wertheimer, afirmou que o Festival do Peixe também ajuda a fortalecer o setor de hospedagem. “Como o Festival do Peixe acontece simultaneamente em cinco cidades, queremos estimular os clientes a fazerem o circuito do peixe, viajando até outros municípios para provar os pratos participantes, especialmente no feriado de 7 de setembro. Com isso, além do setor de alimentação, estaremos fortalecendo o setor de hotelaria”.

Talk Show Festival do Peixe – Gastronomia, Pesca Esportiva e Empreendedorismo

No dia 5 de setembro, no auditório do Sebrae, o Festival do Peixe terá como atração um Talk Show, com as presenças de Gustavo Perego (Modern Mamma Osteria – SP), Leo Merjan (Imakay) e Eduardo Fornari (Vermelho Grill).

A diretora executiva da Abrasel MS, Paola Lani, explica que a intenção do Talk Show é compartilhar conhecimento. “A Abrasel MS está constantemente buscando formas de elevar o nível do setor, dando o suporte necessário para os empresários prosperarem e nada melhor que unir as delícias de um festival gastronômico com o conhecimento de um talk show que terá a presença de renomados empresários”.

Serviço

Quem quiser provar as delícias dos pratos do Festival do Peixe é só acessar o site https://festivaldopeixems.com.br/ e escolher o estabelecimento. Dá até para fazer um roteiro do peixe.

No site, além do nome do empreendimento, é possível encontrar o nome e a descrição do prato, valores, horário de funcionamento, endereço e contato.

O Festival do Peixe acontece de 28 de agosto a 10 de setembro, nas cidades de Campo Grande, Bonito, Três Lagoas, Corumbá, Dourados e Ponta Porã.

Texto: Bureau de Planejamento Assessoria de Comunicação