2
Campo Grande - MS Busca
Juventude

Com foco nos mais de 500 mil jovens, 4ª Conferência da Juventude debateu a construção de políticas públicas

O evento teve como objetivo discutir propostas para o fortalecimento e construção de políticas públicas para a juventude sul-mato-grossense.

09:00 - 29 out 2023 | Por Douglas Duarte

Créditos: Gov MS

Mais de 300 pessoas participaram da 4ª Conferência Estadual da Juventude, que aconteceu no Centro de Formação Mariluce Bittar, em Campo Grande. O evento teve como objetivo discutir propostas para o fortalecimento e construção de políticas públicas para a juventude sul-mato-grossense.

Com o tema “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”, a secretária adjunta da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), Viviane Luiza, destaca que a juventude é o presente e que a participação na construção de um futuro melhor é essencial.

“A conferência veio para unir forças entre as juventudes do Mato Grosso do Sul, promovendo um encontro de escuta e proposição. Reconstruir o presente e construir o futuro são premissas básicas para transformar a realidade da juventude, com capacitação, oportunidades, geração de conhecimento, emprego e renda. Tudo isso se transforma em desenvolvimento social e qualidade de vida para todos. E nesta 4ª edição, buscamos mobilizar esforços para ampliar a participação dos jovens em todo o processo de formulação das políticas públicas que beneficiarão a população que mais precisa de oportunidades”, afirma.

Realizado pela Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Juventude, em parceria com o Conjuv (Conselho Estadual da Juventude), marcou a retomada dos encontros presenciais e a celebração de 10 anos do Estatuto da Juventude, instituído pela Lei nº 12.852, de 2013.

“Um balanço importante da conferência foi a parceria com o Conjuv e os municípios, que conseguiram realizar suas conferências municipais e trouxeram suas propostas com o objetivo de sanar os problemas públicos que perpassam pela juventude. Foi um evento que cumpriu o seu objetivo. Os jovens não são o futuro, eles são o presente, são o agora, porque eles que estão construindo um futuro mais igualitário, pensando em todas as pessoas”, ressalta Jessé Cruz, subsecretário de Estado de Políticas Públicas para Juventude.

Presidente do Conjuv, Sebastian Gabriel

Para o presidente do Conjuv, Sebastian Gabriel, a parceria entre o Governo do Estado e o colegiado é fundamental para a elaboração das políticas públicas que atendam os jovens e a conferência, segundo ele, é o momento de estreitar ainda mais essa relação.

“Essa conferência extrapolou as nossas expectativas, foi uma mobilização com mais de 300 jovens envolvidos, lideranças, representantes dos diferentes segmentos da juventude. Analisamos mais de 200 propostas e foram aprovadas dezenas que serão encaminhadas para a etapa nacional, e que também servirão de base para a construção de ações nos 79 municípios fortalecendo a parceria entre Conselho e Governo do Estado”, explica.

Conferência Nacional da Juventude

Ao todo foram selecionadas 36 propostas que serão apresentadas na etapa nacional, por meio de grupos de trabalhos temáticos, com a participação ativa dos jovens e de outros atores sociais, subsidiados por documentos que analisam e expõem a realidade das juventudes. Na ocasião foram eleitos os delegados que representarão o estado na Conferência Nacional da Juventude, que será em Brasília, nos dias 14 a 17 de dezembro.

Coordenador-geral de articulação e fomento de programas e projetos da Secretaria Nacional da Juventude, Wesley Costa, participou do evento

“Neste espaço de discussão, que estamos retomando após 8 anos, conseguimos fortalecer a política de juventude e também a rede de juventude que contempla todos esses atores. Desde 2015 que a juventude não era escutada a gente acaba reinaugurando esse espaço social, pensando prioritariamente na construção das políticas públicas que sejam mais acertadas, mais ajustadas para as realidades dos Estados e municípios. Nós já conseguimos fazer conferências em quase 1.500 municípios e estamos nos esforçando para contemplar todos os Estados”, explica o coordenador-geral de articulação e fomento de programas e projetos da Secretaria Nacional da Juventude, Wesley Costa.

Wesley ressalta ainda que, “após a realização das conferências estaduais que estão acontecendo agora neste fim de mês acontecerá a conferência nacional”. “É um processo que vai reunir cerca 1.300 delegados em Brasília para que a gente ouça as demandas dos estados e dos municípios que esses delegados levarão para a etapa nacional”.

A 4ª Conferência Estadual da Juventude pode ser acessada no link:

https://www.youtube.com/live/04nnN4vFR7k?si=zIcMrQws691uuIAZ.

Web Stories

Adolescente mata a família por ter celular confiscado Ex-vereador é morto após confusão em evento de confraternização Dicas para bons hábitos de sono para crianças Militar perde a vida após acidente grave em Aquidauana Traficante “Gringo” é executado