2
Campo Grande - MS Busca
Bem-Estar Animal

Com diversas atividades e serviços, 5ª edição da ação ‘Campo Grande é o Bicho’  acontece neste sábado no Jardim Noroeste

Os atendimentos acontecem de 08h às 11h na Praça Central, localizada na Rua Indianápolis, S/N, em frente ao CRAS Noroeste.

17:06 - 11 ago 2023 | Por Douglas Duarte

Créditos: PMCG

Neste sábado (11), a Coordenadoria de Controle de Zoonoses (CCZ) promove a 5ª edição da ação ‘Campo Grande é o bicho”,  com diversas atividades e serviços voltados à saúde e bem-estar animal e à vigilância da raiva e leishmaniose. Os atendimentos acontecem de 08h às 11h na Praça Central, localizada na Rua Indianápolis, S/N, em frente ao CRAS Noroeste. O evento faz parte da programação de aniversário de 124 anos de Campo Grande.

A médica veterinária Cláudia Macedo, coordenadora da CCZ, explica que um dos objetivos do evento é levar informação à população sobre como combater a leishmaniose, doença que acomete humanos e animais e que pode ser evitada através da prevenção, considerando a campanha “Agosto Verde-claro”, dedicada à conscientização e prevenção da doença.

“A conscientização sobre as medidas de prevenção e combate à doença são fundamentais. E esse trabalho de orientação contribui de maneira efetiva neste objetivo. Por isso esse trabalho de educação é muito importante”, diz.

Campo Grande está localizada em uma região endêmica para leishmaniose visceral, que acomete tanto seres humanos quanto cães, que também podem adoecer gravemente. Em 2022, foram registrados no CCZ 1.670 animais positivos para Leishmaniose.

Durante a ação, os servidores irão orientar, sobretudo às crianças, com jogos e brincadeiras, ressaltando como evitar que o mosquito se prolifere, e também como cuidar bem do seu pet. Serão oferecidos diversos serviços, como o exame para  detecção da Leishmaniose Visceral Canina é realizado gratuitamente, microchipagem para cães e gatos, cadastro para castração de cães, aplicação de vacina V10 em cães, vacinação antirrábica em cães e gatos, orientação do médico veterinário, recebimento de denúncias, além de orientações sobre animais peçonhentos.