2
Campo Grande - MS Busca
Política

Carlão comemora lançamento do Parque Turístico Municipal – Cachoeiras do Céuzinho e destaca Lei de sua autoria para criação do Parque

O Parque terá livre acesso à natureza exuberante da região, trilhas e espaço amplo para o lazer.

16:28 - 28 ago 2023 | Por Douglas Duarte

Créditos: ASCOM

O vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), presidente da Câmara Municipal, participou na manhã desta segunda-feira (28), do lançamento da Pedra Fundamental do Parque Turístico Municipal de Campo Grande – Cachoeiras do Céuzinho, realizado pela prefeita Adriane Lopes, através das secretarias de Cultura e Turismo e de Gestão e Projetos Estratégicos. Carlão e o vereador William Maksoud, são autores da Lei 6.966/22 para a Criação e Construção de um Parque Natural Municipal na Região da Bacia do Ceroula, local que abrange a Cachoeira do Céuzinho, a Cachoeira do Inferninho, a Usina Abandonada, visando a realização da gestão adequada da Unidade de Conservação, com estratégias assertivas e eficazes de sensibilização e educação da população, manutenção e recuperação de nichos para a biodiversidade, processos biológicos e seus serviços ecossistêmicos.

“São ações conjuntas que visam a preservação ambiental e o turismo sustentável. Aprovamos também a permuta das áreas públicas com a Concessionária de Energia do Grupo Energisa e proprietários rurais da Região da Bacia do Córrego Ceroula. Para a preservação dos ecossistemas naturais, possibilitando a realização e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, de turismo ecológico (aventura e ecoturismo) e de lazer recreativo sustentável”, detalhou Carlão.

Conforme o projeto apresentado pela prefeitura, o Parque terá livre acesso à natureza exuberante da região, trilhas e espaço amplo para o lazer. O local é conhecido por trilheiros que certamente já conhecem a região da Cachoeira do Ceuzinho, área de 28 hectares às margens da Estrada Municipal CG-060, inserida na Área de Proteção Ambiental da Bacia do Córrego Ceroula.

“A área tem quatro cachoeiras e será transformada em um complexo de turismo com receptivos e toda uma infraestrutura aliada à preservação. Estão previstos quiosques, redários, playgrounds, museus, restaurantes, apoio para trilhas e uma série de atrativos. Vamos investir na elaboração de um Plano de Manejo da Unidade de Conservação e ações de integração harmônica e sustentável da população com a natureza. Além disso, pretendemos incentivar atividades de lazer e recreação de forma sustentável com a criação do Parque. O Parque Turístico Municipal de Campo Grande terá um investimento previsto de R$ 9,5 milhões e as obras devem iniciar no ano que vem”, detalhou a chefe do Executivo.