2
Campo Grande - MS Busca
Emprego

Campo Grande segue com saldo positivo na geração de empregos formais

Foram 921 postos de trabalho registrados no mês de agosto.

14:00 - 03 out 2023 | Por Douglas Duarte

Créditos: PMCG

Campo Grande segue com saldo total de empregos positivo, sendo 921 postos de trabalho registrados no mês de agosto. Os dados fazem parte do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged/MTE) de Campo Grande e foram analisados pela Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro).

O levantamento mostra que, dentre os setores analisados, quatro apresentaram saldo positivo, sendo eles: Agropecuária, saldo de 101 empregos; Indústria, saldo de 97 empregos; Comércio, saldo de 339 empregos e Serviços, saldo de 401 empregos formais. Dos itens analisados apenas Construção teve retração com menos 17 empregos.

Serviços segue sendo o setor que mais emprega, apesar de não ser o que mais cresceu. Mostrando a força do setor na economia campo-grandense. Enquanto que Serviços teve um aumento de 0,32% para o último levantamento divulgado, Agropecuária cresceu 2,30%.

Campo Grande que é líder entre as capitais brasileiras com a maior produção agrícola do país, ainda tem muito a crescer. Afinal, com uma área plantada de mais de 165 mil hectares, a Capital das Oportunidades possui o maior valor de Produção Agrícola Municipal entre as 26 capitais brasileiras. De 2021 para 2022, a área plantada no município de Campo Grande aumentou em 2,45% enquanto o valor da produção teve alta nominal de 9,06%. Os dados dão da PAM 2022 (Produção Agrícola Municipal) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Temos caminhado para o desenvolvimento nas mais diversas áreas e temos espaço para crescer e expandir. Isso é muito vantajoso, porque podemos ter um crescimento mais planejado que outras cidades que não tem mais áreas desocupadas”, salienta a prefeita de Campo Grande Adriane Lopes.

Já no acumulado do ano, o saldo de empregos é de 6.026 postos de trabalho em Campo Grande, com variação percentual do emprego de 2,72%. Em Mato Grosso do Sul, o saldo de janeiro a setembro é de 30.511 postos de trabalho, e, no Brasil, esse número foi de 1.388.062.

Para o secretário Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila, esse resultado mostra que o mercado está contratando, o que motiva os trabalhadores que estão em busca de uma oportunidade.

“É muito importante o resultado positivo do Caged, principalmente para os trabalhadores que estão em busca de colocação no mercado de trabalho. Logo mais estaremos no período de festas de fim de ano, quando o mercado aquece e disponibiliza mais vagas e, com certeza, nosso Caged será ainda mais positivo nesse período”, pontua Adelaido.