Campo Grande - MS Busca

Campo Grande avança mais uma etapa rumo à modernização tecnológica com a implantação do sistema eletrônico de informações

Campo Grande dá mais um passo rumo à modernização tecnológica com a promulgação do Decreto nº 15.612, de 13 de julho de 2023 pela Prefeitura Municipal. O ato estabelece o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) como o sistema oficial para a tramitação digital dos processos administrativos na gestão municipal e cria Comitê que irá coordenar […]

14:41 - 14 jul 2023 | Por

Campo Grande dá mais um passo rumo à modernização tecnológica com a promulgação do Decreto nº 15.612, de 13 de julho de 2023 pela Prefeitura Municipal. O ato estabelece o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) como o sistema oficial para a tramitação digital dos processos administrativos na gestão municipal e cria Comitê que irá coordenar os trabalhos de implantação. A normatização é uma medida necessária e parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Prefeitura de Campo Grande e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), órgão responsável pelo desenvolvimento e fornecimento gratuito do código fonte do sistema SEI.

Com um olhar voltado para a modernização e o aprimoramento de suas operações, a Prefeitura Municipal tem direcionado investimentos significativos nos últimos anos para fortalecer o setor de tecnologia. A instituição de uma política de segurança da informação, a expansão da conectividade, adoção do modelo de gestão de projetos PMI (Project Management Institute), um novo datacenter municipal e investimentos de muitas áreas na aquisição de equipamentos de informática são alguns dos fatores preponderantes para que a gestão adquirisse maturidade tecnológica e pudesse avançar na implantação de um sistema de gestão eletrônica de processos que vai atender toda administração municipal.

A entrada em vigor do decreto é mais uma etapa superada na implantação da ferramenta. O processo será conduzido pela diretoria de projetos da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), setor encarregado na Prefeitura para realizar as etapas iniciais de parametrização e conduzir os testes necessários no sistema utilizando as melhores práticas de gestão de projetos.

“Em fevereiro iniciamos os processos de instalação do SEI e as reuniões on-line para conhecer a realidade de outras instituições que também estão implantando esta solução. No mês seguinte realizamos a cerimônia de abertura do projeto com a presença da Prefeita e as equipes de implantação de todas as secretarias”, destacou o diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Cardoso.

“O SEI já é realidade e sabemos que fazemos parte da transformação digital na Prefeitura de Campo Grande. Neste segundo semestre já teremos resultados práticos de implantação já com a ferramenta sendo utilizada em um processo piloto, conduzido em parceria com a Secretaria Municipal de Gestão (Seges). Essa é mais uma iniciativa que evidencia o comprometimento da gestão municipal de Campo Grande, para acompanhar as tendências tecnológicas e efetivamente aplicá-las para melhor atender a população”, enfatizou a prefeita Adriane Lopes.

A adoção do SEI proporcionará mais agilidade, eficiência e transparência aos processos administrativos, a migração para um ambiente digital reduzirá consideravelmente os custos com papel e impressão de documentos, o que irá gerar economia milionária para que a gestão possa aumentar sua capacidade de investimentos em outras áreas. A transformação digital segue em curso, impulsionando a administração municipal para uma gestão mais ágil, conectada e digital.