2
Campo Grande - MS Busca
Educação

Aulas na REME retornam nas 205 unidades escolares para mais de 110 mil alunos

As Emeis funcionam em período integral, sendo 106 unidades na Capital.

18:37 - 03 ago 2023 | Por Douglas Duarte

Foto: Divulgação/Assessoria

As férias escolares de julho deste ano acabaram, e nesta quarta-feira (2), 110.323 alunos voltaram às aulas, nas 205 unidades da Reme (Rede Municipal de Ensino), em Campo Grande. Foram 15 dias de férias e as escolas de Ensino Fundamental e Emeis (Escola Municipal de Educação Infantil), se prepararam para o retorno. No próximo sábado, dia 5, será dia letivo, com reunião de pais para que seja passada orientações sobre as aulas do segundo semestre.

As Emeis funcionam em período integral, sendo 106 unidades na Capital, com acolhimento de alunos de 6 meses até 4 anos, do grupo1 ao 4. Já as escolas de Ensino Fundamental, atendem alunos do grupo 5 ao 9°ano.

Conforme a chefe da Central de Matrículas da Semed (Secretaria Municipal de Educação), Adriana Cedrão, ao longo do primeiro semestre, foram matriculados 3.043 alunos a mais, se comparado com os dados do ano passado. “Encerramos 2022 com 107.280 alunos e atualmente estamos com 110.323 alunos matriculados”.

Foto: Divulgação/Assessoria

Para isso, as despensas das unidades foram abastecidas com alimentos antes do retorno às aulas, sendo 180 toneladas de alimentos entre secos, congelados, pães, ovos e hortifrúti, para os 21 dias letivos do mês de agosto. Os dados são da chefe das nutricionistas da Superintendência de Alimentação Escolar (Suale), Michele Ignácio. “Em agosto, a entrega dos pães é em maior quantidade porque terá o dobro de dias letivos se comparado com o mês de julho. O lanche está no cardápio junto com suco feito de polpa de fruta e uma carne, para fazer o famoso ‘buraco quente’, um dos preferidos das crianças”, conta.

Segundo o Secretário Municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, a Reme se preparou para o retorno às aulas, com orientação da equipe de profissionais, dias antes. “Tivemos uma reunião com a prefeita Adriane Lopes com todos os professores, diretores e administrativos que compõem a Reme, para orientação e boas-vindas para que assim, os alunos tivessem também um bom retorno às escolas”.

André Luiz Xavier é presidente da APM (Associação de Pais e Mestres), da Escola Municipal Carlos Vilhalva, localizada no Jardim Aeroporto. Segundo ele, o filho de 10 anos estava ansioso para o retorno das aulas. “Ele estava entusiasmado, ele gosta da rotina da escola, rever os amigos, a acolhida foi muito legal. É essencial voltar à rotina escolar, porque é disciplina, aprende sobre respeito”, afirmou.

Foto: Divulgação/Assessoria

Já o filho da presidente da APM da Escola Municipal Nicolau Fragelli, Cláudia Arruda de Oliveira, amou o retorno. “O retorno foi ótimo, o diretor estava no portão da escola para receber as crianças, a escola estava enfeitada com balões. Meu filho gostou muito. Lanche especial de volta às aulas que foi bobó de frango. Ele ficou muito feliz em reencontrar os colegas e as professoras”.

Web Stories

Ex-vereador é morto após confusão em evento de confraternização Dicas para bons hábitos de sono para crianças Militar perde a vida após acidente grave em Aquidauana Traficante “Gringo” é executado O segredo do engajamento no Instagram