2
Campo Grande - MS Busca
Setembro Amarelo

Artigo: A importância do autocuidado e apoio na prevenção ao suicídio

Vamos nos unir para cuidar de quem nos protege

16:04 - 18 set 2023 | Por Dra. Ariene N. Murad De Souza

Foto: Assessoria

Por: Delegada Ariene Nazareth Murad De Souza, Coordenadora da Coordenadoria de Atendimento Psicossocial e Espiritual da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul (CAPE).

Sabemos que nossa jornada como profissionais de segurança pública é repleta de desafios, riscos e pressões constantes. O número alarmante de casos de suicídio entre nossos pares faz exsurgir a importância da temática e a importância de criarmos uma cultura de autocuidado e cuidado mútuo.

Os dados do Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio – IPPES e do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, mostram que a situação é séria. Não podemos mais ignorar essa realidade. A diferença nas taxas de suicídio entre servidores da segurança pública e a população em geral é significativa e isso nos exige ação. Ação no sentido de buscar ajuda e igualmente no sentido de nos colocarmos à disposição do outro.

Devemos lembrar que pedir ajuda não é sinal de fraqueza, mas sim de força. Há recursos disponíveis, como atendimento psicológico, aconselhamentos e grupos de apoio, que podem nos ajudar a lidar com o estresse e os traumas que enfrentamos.

Além disso, precisamos estar atentos aos nossos colegas. Um simples gesto de escuta atenta e sem julgamentos pode fazer toda a diferença na vida de alguém que está passando por momentos difíceis. Por vezes, basta colocar-se ao lado. Vamos criar uma cultura de apoio mútuo e solidariedade em nossa Instituição.

Lembrem-se, cuidar da nossa saúde mental não é apenas um dever para conosco, mas também um ato de responsabilidade para com aqueles que dependem de nós e para com a sociedade que juramos proteger.

Vamos nos unir para cuidar de quem nos protege!


A Coordenadoria de Atendimento Psicossocial e Espiritual da Polícia Civil – CAPE/DGP está à disposição para fornecer suporte e assistência a quem precisar, através dos seguintes contatos:

Telefone:67-3384-5427 / 99627-6178 / 99987-9899
E-mail:
[email protected]

Web Stories

Adolescente mata a família por ter celular confiscado Ex-vereador é morto após confusão em evento de confraternização Dicas para bons hábitos de sono para crianças Militar perde a vida após acidente grave em Aquidauana Traficante “Gringo” é executado