2
Campo Grande - MS Busca
Últimas Notícias
Concurso Cultural

AGEMS e parceiros lançam concurso cultural inovador sobre saneamento e sustentabilidade

“Saneamento para um futuro sustentável” é uma iniciativa que fala a língua dos jovens, desafia e premia a criatividade dos alunos em uma escola estadual em Campo Grande.

19 set 2023 às 18h24min | Douglas Duarte
Compartilhe:

Créditos: AGEMS

A Agência Estadual de Regulação (Agems), em parceria com a Secretaria de Educação, Sanesul e MS Pantanal lançou um concurso cultural inovador sobre saneamento básico, que fala a língua da juventude e coloca a serviço da educação a tecnologia que está presente na vida dos estudantes.

O concurso traz atualidade e inovação tanto no tema, abordando sustentabilidade, quanto na forma, desafiando os alunos a criarem vídeo e arte digital para redes sociais. O público alvo são os estudantes da Escola Estadual Professora Fausta Garcia Bueno, em Campo Grande.

Com o tema “Educação Ambiental: saneamento para um futuro sustentável”, o lançamento aconteceu nesta terça-feira (19), com a participação da primeira-dama do Estado, Monica Riedel, em evento com música, dança e o pontapé inicial oficial também de um amplo projeto de Educação Ambiental.

“Quem gosta de Tik Tok? Quem usa rede social?”, provocou a Diretora de Inovação e Relações Institucionais da Agems, Rejane Monteiro, ao anunciar as categorias e premiações.

O concurso foi desenhado especialmente para envolver a juventude, e mais que isso, convidar a levarem o conceito de sustentabilidade para a comunidade e a família.

Focado no digital, mas oferecendo também oportunidade para quem ainda tem dificuldade com o ambiente tecnológico, a proposta inclui três tipos de peças a serem produzidas.

  • Vídeo de até 30 segundos e 30MB, no formato vertical, do tipo publicado em stories ou reels do Instagram.
  • Arte digital estática, também no formato vertical.
  • Cartaz, no formato A4, que pode incluir texto, foto, desenho, colagens.

Prêmios

Como prêmio pela criatividade e a dedicação, os vencedores vão receber smartphones. Serão entregues ao todo seis aparelhos aos participantes que obtiverem a melhor avaliação. A Secretaria de Educação anunciou que irá incrementar a premiação, com notebooks.

Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, do AJA (Avanço do Jovem na Aprendizagem) e ProJovem concorrem juntos.

No outro grupo, estão os que estudam do 1º ao 3º ano do Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Prazos

Os trabalhos devem ser entregues entre setembro e outubro. A premiação está prevista para o início de dezembro.

A realização do concurso foi recebida com festa pelos alunos, professores e os diretores Marcos Vinicius Garcia e Erica Oliveira, que participaram com os dirigentes das instituições parceiras no lançamento: o diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis, e a diretora de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, Iara Marchioretto; o secretário Estadual de Educação, Helio Daher, e o adjunto, Edio Antonio de Castro; o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio da Silva.