2
Campo Grande - MS Busca
Assistência Social

AGEMS é destaque em mutirão social que atende milhares de pessoas em Campo Grande

O evento aconteu na Escola Municipal Antônio José Paniago.

14:55 - 02 set 2023 | Por Douglas Duarte

Créditos: Agems

Uma multidão de campo-grandenses passou neste sábado (2) pelo Mutirão do Povo, na Escola Municipal Antônio José Paniago, onde a Agência Estadual de Regulação (Agems) e mais uma centena de instituições ofereceram serviços, informações e orientações para crianças e adultos.

Promovida pela emissora SBT MS, com 14 anos de existência, e considerada o maior evento de solidariedade de Mato Grosso do Sul, a mobilização contou com a participação da Agência Reguladora pela primeira vez. O resultado surpreendeu.

“Eu acredito que o mais importante foi ver como as pessoas pararam para ouvir sobre a AGEMS, conhecer, saber que nós estamos aqui e podemos ajudar muito ao cidadão”, conta Ouvidora Cristiane Leite.

Os serviços da Ouvidoria foram o carro-chefe do estande, junto com o programa de educação ambiental da Diretoria de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos. A oportunidade também serviu para realização da Pesquisa de Satisfação que está sendo feita em relação aos serviços de transporte de passageiros, saneamento básico, rodovia, gás e energia elétrica.

Lixo de brinquedo, cidadania de verdade

No espaço bem sinalizado e decorado, as equipes receberam crianças de todas as idades, do bairro Itamaracá ou que vieram de longe, acompanhando os pais em busca de serviços, e para se divertir com atividades educativas, shows, brincadeiras.

Curiosos, os pequenos se mostraram dispostos a aprender – e a levar o que aprenderam para a família e os amigos. “Eu acho que a gente tem que falar para todo mundo que a gente conhece, que é para aprender e não fazer errado”, disse Maria Luiza, depois de orgulhosamente separar todo o ‘lixo’ nas caixas próprias, de recicláveis e não recicláveis, durante a oficina educativa.

A menina contou que é uma apaixonada pelo assunto e que já chegou a fazer, ela mesma, um ‘boneco, tipo um robô’ de resíduos, usando garrafinha, copos plásticos e caixa de ovos.

AGEMS perto do cidadão

Depois de visitar o estande da Agems e de todas as instituições presentes, o diretor presidente da autarquia, Carlos Alberto de Assis comemorou o resultado do mutirão para a comunidade.

“A nossa função é ajudar, é estar perto das pessoas. Esse é um projeto excelente, porque leva o que a população precisa. A Agems é parceira, o Governo do Estado é parceiro. E nós também contamos com os braços de vocês para chegar nas pessoas”, destacou.

O coordenador-geral do evento, Thiago Cânepa, exaltou a participação da Agência Reguladora e acredita que novas parcerias poderão beneficiar a população de Mato Grosso do Sul. “Fundamental ter vocês, agregando nessa questão de atender as pessoas, que muitas vezes não conhecem, não sabem que podem ter esse acesso. É um trabalho brilhante que a Agems está fazendo, de orientação, de informação, e queremos continuar com essa parceria sempre”.

Os diretores Valter da Silva, Iara Marchioretto e Rejane Monteiro prestigiaram o evento, com os coordenadores de Câmaras Técnicas, assessores de diferentes áreas e colaboradores de diversos setores, em um amplo mutirão que garantiu a presença destacada da Agência no atendimento à população.