2
Campo Grande - MS Busca
Saúde

Ação em comemoração aos 10 anos do Consultório na Rua leva serviços e atendimentos à população em vulnerabilidade

A concentração ocorreu na Praça Aquidauana, região central.

14:30 - 31 ago 2023 | Por Douglas Duarte

Créditos: PMCG

Em comemoração aos 10 anos de criação em Campo Grande, o serviço de atendimento a pessoas em situação de rua, chamado Consultório na Rua, realizou nesta quarta-feira (30), ação com diversos serviços e atendimentos à população em vulnerabilidade, tendo a colaboração e presença de instituições parceiras e voluntários. A concentração ocorreu na Praça Aquidauana, região central.

Durante toda a tarde, foram oferecidos testes rápidos, avaliação odontológica, exames ambulatoriais, emissão de documentos, orientação jurídica, corte de cabelo, manicure,
aconselhamento para redução de danos. Na ação foram disponibilizados pontos de coleta de materiais de higiene pessoal para posterior distribuição.

O secretário municipal de Saúde, Sandro Benites, destacou a importância do trabalho desenvolvido pela equipe do Consultório na Rua nos últimos dez anos e os avanços e conquistas. “Parabenizo a todos os profissionais pertencentes ao serviço que certamente fazem a diferença na vida destas pessoas, buscando atuar frente aos diferentes problemas e necessidades de saúde da população em situação de rua, inclusive na busca ativa e cuidado aos usuários de álcool, crack e outras drogas”, disse.

O serviço é formado por equipes multiprofissionais que prestam atendimento integral à saúde dessa população em situação de rua “in loco”. As atividades são realizadas de forma itinerante desenvolvendo ações compartilhadas e integradas às Unidades Básicas de Saúde (UBS), bem como com a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e demais equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS).

Consultório na Rua

A Equipe de Consultório na Rua de Campo Grande foi instituída em agosto de 2013, assim sendo neste mês estamos completando 10 anos de existência da Equipe Consultório na Rua nesta em Campo Grande.

Considerando a exigência da Portaria n. 122 de 25 de Janeiro de 2011, que define as diretrizes de organização e funcionamento das Equipes de Consultório na Rua, a referida equipe encontra-se vinculada à USF Vila Carvalho pertencente ao Distrito Sanitário Centro, onde está alocada a equipe.

Esta localização facilita a logística da equipe, considerando a organização da equipe para atender os locais de maior concentração de pessoas em situação de rua e maior vulnerabilidade.

A equipe Consultório na Rua encontra-se atualmente na Modalidade III, estando devidamente habilitada junto ao Ministério da Saúde, sendo composta por 01 Gerente, 01 Assistente Social, 01 Enfermeiro, 01 Médico, 01 Psicólogo, 01 Técnico em Saúde Bucal, 02 Técnicos de Enfermagem e 01 motorista.

O Consultório na Rua oferece os seguintes atendimentos: atendimento médico dentro das possibilidades em situação de rua, orientações quanto a redução de danos, acompanhamento de alguns casos em consultas/exames, testes rápidos, escuta qualificada, encaminhamentos de serviço social, busca ativas, orientações de saúde bucal, orientações de enfermagem, curativo, vacinas e vinculação com a equipe CNaR e com a unidade de saúde de referência do território.

Para atender as demandas desses usuários a equipe possui escala de trabalho para que possam em tempo oportuno atender as necessidades que surgem, ficando durante a semana em horário comercial e às segundas, quartas e quintas-feiras das 18h às 23h. Somente no primeiro semestre deste ano, o serviço realizou mais de 3 mil atendimentos.