2
Campo Grande - MS Busca
Meio Ambiente

Ação ambiental faz história com a marca de 2 mil árvores plantadas em Campo Grande

Crianças e adultos estiveram neste sábado (30) na região do Parque Estadual Matas do Segredo, onde acontece o projeto Florestinha, realizando o plantio de novas mudas

19:34 - 30 set 2023 | Por Assessoria

A Agems, Agência de Regulação do Mato Grosso do Sul e o instituto Tamojunto através das crianças do Tamojuntinho celebram um marco importante em sua missão de preservação do meio ambiente ao atingir a incrível marca de 2 mil mudas de ipês plantadas em Campo Grande nas ações ambientais.

O evento que comemora esse marco e promove a educação ambiental com o plantio de ipês, é uma ação integrada que tem o apoio do Imasul, Instituto de Meio Ambiente do Estado. Crianças e adultos estiveram neste sábado (30) na região do Parque Estadual Matas do Segredo, onde acontece o projeto Florestinha, realizando o plantio de novas mudas.

“Estamos orgulhosos de atingir a marca de 2 mil mudas plantadas e, mais importante ainda, de envolver as crianças em nossos esforços de conservação”, afirmou Carlos Alberto Assis, diretor-presidente da Agems. “Mais uma ação de conscientização ambiental, queremos plantar com nossas crianças o futuro do meio ambiente, todos nós precisamos preservar e plantar para que tenhamos um planeta melhor, mais conservado que não nos cobre tanto, como cobra agora”, afirma.

A ação de plantio de ipês, conhecida por sua beleza e importância na arborização urbana, é uma demonstração tangível do compromisso do Instituto e da Agems com a preservação do meio ambiente e a promoção da educação ambiental na comunidade local. A iniciativa não apenas contribui para a melhoria da qualidade do ar e do ambiente urbano, mas também destaca a necessidade urgente de conscientização sobre a importância da natureza para o futuro do nosso planeta.

Educação Ambiental: Construindo um Futuro Sustentável
A Agems reconhece que a educação ambiental desempenha um papel importante na construção de um futuro sustentável para o meio ambiente.

Para a diretora de saneamento básico e resíduos sólidos, Iara Marchioretto, conscientizar as crianças e jovens sobre a importância da natureza e dos ecossistemas é fundamental para garantir a preservação das riquezas naturais para as gerações futuras.

“Através de atividades como o plantio de árvores e a interação direta com o ambiente natural, as crianças têm a oportunidade de desenvolver uma conexão emocional com a natureza e compreender como suas ações individuais podem ter um impacto positivo ou negativo no meio ambiente”, destaca.

Um Dia de Atividades Educativas
O evento de plantio de ipês foi marcado por um dia de atividades educativas, onde as crianças tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância das árvores, da biodiversidade local e do ecossistema do Parque Estadual Matas do Segredo. Além disso, tiveram a chance de sujar as mãos com terra e plantar mudas de ipês sob a orientação de especialistas em conservação ambiental.

Daniel Monteiro, de 6 anos, se divertiu na ação do começo ao fim. “Eu faço parte do Tamojuntinho e eu gostei muito da experiência de hoje”, conta.

Do Projeto Florestinha, a cabo Eduarda falou sobre o meio ambiente e a importância de plantar árvores.
“As árvores são importantes para o meio ambiente, porque além de dar oxigênio melhora a temperatura da terra. Uma ação como essa é fundamental para o futuro da sustentabilidade”, destaca

Inovação e sustentabilidade
“A inovação desempenha um papel fundamental no trabalho com crianças sobre meio ambiente e sustentabilidade. À medida que exploramos novas maneiras de educar as gerações mais jovens, estamos investindo em um futuro mais verde, onde a conscientização ambiental e a ação sustentável se tornarão parte intrínseca de suas vidas, contribuindo para a proteção de nosso planeta”, finaliza a diretora de Inovação e Relações Institucionais, Rejane Monteiro.