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Acidente

Acidentes envolvendo ônibus na BR-163 reduzem 25% nos primeiros 9 meses de 2024

Foram registrados 18 acidentes em 2024, contra 24 registrados em 2023

10 out 2024 às 17h00 | Douglas Duarte

Trecho da BR-163 que passa por Mato Grosso do Sul registrou redução de 25% no número de acidentes envolvendo ônibus entre janeiro e setembro deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado.

Segundo a CCR MSVia, que administra a rodovia, foram 18 acidentes em 2024 contra 24 acidentes registrados em 2023.

O levantamento da concessionária também aponta redução no número de panes nos ônibus. De janeiro a setembro deste ano foram registrados 449 casos de pane, o que representa queda de 19% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando ocorreram 552 registros.

O número de ocorrências envolvendo ônibus clandestinos na rodovia também caiu, sendo a diminuição de 83% entre janeiro e setembro.

Cinto de segurança

Para conscientizar os motoristas e passageiros de ônibus sobre a importância de também utilizarem o cinto de segurança durante viagens intermunicipais, ações têm sido feitas nas rodoviárias. Nesta quinta-feira (10), uma nova ação educativa foi realizada na Rodoviária de Campo Grande.

Em caso de acidentes, a probabilidade do passageiro sobreviver é 40 a 50% maior ao utilizar o cinto de segurança.

Nos casos de freadas bruscas ou mesmo acidentes, os riscos de os passageiros serem arremessados para fora do assento são grandes. Um corpo deslocado nessas condições pode cair sobre outros passageiros ou ser lançado para fora do veículo. Por isso, o uso do dispositivo em coletivos, como ônibus e vans, é essencial.

Atendimento ao usuário

Para atendimento do público que circula pela BR-163, a concessionária disponibiliza o SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário), que atende 24h por dia e pode ser acionado por meio do Disque CCR MSVia pelo número 0800 648 0163.

O número funciona para a solicitação de atendimento na via, socorro a emergências e oferecer informações sobre as condições de tráfego, além de funcionar também como central de recebimento de reclamações, críticas e sugestões.