2
Campo Grande - MS Busca
Últimas Notícias
Policial

Candidata a vereadora é detida por boca de urna em Itaquiraí

Márcia Filipus, do PSDB, foi flagrada distribuindo santinhos nas proximidades de um colégio eleitoral

06 out 2024 às 13h00 | Danielle Duarte

A candidata a vereadora por Itaquiraí, Márcia Filipus do PSDB, foi detida no último domingo (6) após ser flagrada praticando boca de urna. O flagrante ocorreu por volta das 8h35, quando a Polícia Militar foi acionada pela juíza Larissa Ribeiro Fiuza para verificar uma denúncia no Centro de Educação Infantil (CEI) Sítio do Pica Pau Amarelo.

No local, os policiais constataram que Márcia estava distribuindo santinhos nas proximidades do colégio, o que configura crime eleitoral. A juíza determinou a condução da candidata à Delegacia de Polícia Civil para registro da ocorrência.

Em nota, a defesa de Márcia Filipus alegou que a candidata estava apenas recolhendo os santinhos que haviam sido jogados no chão e que não houve intenção de cometer qualquer irregularidade. “Ela estava recolhendo os santinhos que não foram jogados ao chão. Reafirmamos que não foi a candidata que espalhou, tampouco, autorizou jogarem os santinhos ao chão. Os fatos serão esclarecidos”, afirmou o advogado Júlio Cézar Sanches Nunes.

É importante destacar que a prática de boca de urna é considerada crime eleitoral e pode acarretar em diversas penalidades, como cassação do registro de candidatura e detenção. A Justiça Eleitoral tem atuado de forma rigorosa para coibir esse tipo de prática e garantir a lisura do processo eleitoral.