2
Campo Grande - MS Busca
Últimas Notícias
Assembleia Legislativa

No Dia da Síndrome de Dow,  Gerson Claro destaca importância de políticas públicas de inclusão

Gerson avalia que além das ações desenvolvidas diretamente pelo poder público, é fundamental reforçar o apoio dos projetos desenvolvidos pelas organizações do terceiro setor.

21 mar 2024 às 13h30 | Douglas Duarte

Créditos: ASCOM

O presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, em pronunciamento alusivo ao Dia Internacional da Síndrome Dow, comemorado nesta quinta-feira, 21 de março, defendeu o reforço das políticas públicas que além de promoverem a inclusão social, levem a conscientização sobre os direitos, dignidade e bem-estar das pessoas com síndrome de Down.

Gerson avalia que além das ações desenvolvidas diretamente pelo poder público, é fundamental reforçar o apoio dos projetos desenvolvidos pelas organizações do terceiro setor, como a Juliano Varela e as APAES presentes em praticamente todos os municípios.  “A Assembleia Legislativa tem dado sua contribuição via emendas parlamentares, além de aprovar leis de apoio e proteção às essas pessoas especiais”.

 “É crucial compreender que cada indivíduo com síndrome de Down é único, com talentos, habilidades e personalidades próprias”.

Para o presidente da ALEMS, “é nosso dever como legisladores promover políticas públicas que garantam a inclusão plena dessas pessoas em todos os aspectos da sociedade, sejam no acesso à educação de qualidade, oportunidades de emprego, cuidados de saúde adequados e participação ativa na comunidade”.

“Portanto, convido a todos a se unirem nesta causa, a se informarem, a promoverem a conscientização e a apoiarem as pessoas com síndrome de Down em sua jornada rumo à realização de seu pleno potencial”, destacou Gerson no seu pronunciamento.

Decisão da ONU

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2012, o Dia Internacional da Síndrome Dow  foi criado com  objetivo de  sensibilizar a sociedade sobre a importância da inclusão.

A síndrome de Down é uma condição genética causada pela presença de um cromossomo extra no par 21, resultando em características físicas e cognitivas distintas.