2
Campo Grande - MS Busca
Últimas Notícias
Juventude

1ª edição do Juventude na Rota supera expectativa de público com mais de 1.300 pessoas

O evento ocorreu na tarde de sexta-feira (15), no auditório do Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo.

17 set 2023 às 08h00min | Douglas Duarte
Compartilhe:

A primeira edição do Juventude na Rota, evento voltado para jovens acima de 15 anos, interessados em assuntos como inteligência artificial, big data, novas tecnologias, empreendedorismo e outros, superou a expectativa de público e reuniu mais de 1.300 pessoas entre jovens e palestrantes convidados na tarde desta sexta-feira (15), no auditório do Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo.

O evento promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv), teve as inscrições abertas ao público e recebeu alunos de nove escolas estaduais, do Instituto Mirim, Estácio de Sá e Cidade dos Meninos.

Maria Tereza Nunes, de 17 anos que já havia participado do “Levanta Juventude” pela Sejuv, contou que a expectativa para o evento e palestrantes estava alta. “Eu acho uma iniciativa incrível, é um conteúdo que nós não temos acesso em outro lugar. Espero continuar participando dessas iniciativas e agregando conhecimento e oportunidades ao meu currículo”.

Ainda contou com Talk shows apresentados por especialistas em Empreendedorismo, Marketing Digital, Inteligência Emocional, e Educação Financeira.

Presente no evento, a prefeita Adriane Lopes falou sobre inspiração, conexão e oportunidades para os jovens presentes. “Procurem o propósito da vida de vocês. Invistam nos seus sonhos e dispensem tempo com aquilo que vocês gostam. E que vocês aproveitem cada oportunidade e portas que se abrirem. Que seja a primeira de muitas capacitações, pois tenho certeza que as horas que estão passando aqui serão de grande importância, porque as conexões transformam o futuro”, finalizou.

A ação começou com convidados contando um pouco da sua trajetória e histórias de sucesso, como a empreendedora Hanaitã Camatti e o apresentador Tatá Marques, seguido por cinco painéis sendo a primeira de empreendedorismo e negócios, a segunda palestra sobre inteligência emocional, terceira sobre expansão de negócios, quarta sobre marketing, quinta sobre net work, sexta novas tecnologias e ferramentas e a última sobre educação financeira.

Giovana Vilhalba, de 17 anos, esperou ansiosa pelas principais palestras. “Muito legal trazer palestrantes de fora para dar atenção aos jovens da nossa cidade ainda mais com esses assuntos que estão tão em alta, principalmente com a rota bioceânica que vem ai. Abrir os olhos para esse futuro e ter capacitação ao nosso alcance, é incrível para nossa geração”.

A atração principal ficou por conta de Tony Ventura, Especialista em Tecnologias, que já capacitou mais de 50 mil pessoas em cidades como Nova Iorque, Cancun, Bangkok, Kuala Lumpur, Chiang Mai, Guadalajara, Berlim e São Paulo.

Para ele, fomentar o conhecimento de novas tecnologias e possibilidades para jovens, impulsiona a esperança de novas possibilidades e expectativas para o futuro.

“Em 2007 eu quis ganhar dinheiro empreendendo. Ofereci meu serviço de Marketing Digital para bares e restaurantes. Fui de restaurante e restaurante oferecendo. Ofereci para um estabelecimento e fechei um valor e depois outro. Assim que montei a minha agência. Fiquei dois anos e depois vendi, isso me abriu um mundo de oportunidades no Digital”, conta.

Tony ensinou ferramentas de Inteligência Artificial, formas para ganhar dinheiro na Internet e aplicativos que facilitam a vida do empreendedor. “Existem oportunidades espalhadas pela Internet para você fazer dinheiro e o jovem só precisa estar conectado, como sites para criar identidade visual e nome para sua marca”, ressaltou.

Quem também participou do Talk, foi um dos maiores especialistas em Expansão de Negócios do Brasil, Dema Oliveira, com quase duas décadas de experiência como executivo em empresas como Tim e Samsung.

Segundo o palestrante, para se ter uma carreira de sucesso é necessário três pilares. “Primeiro, valorize seus pequenos começos, segundo, honre a visão de um terceiro e por fim: Ande duas milhas. Em uma parte da Bíblia Jesus disse: Se te pedirem para andar uma milha. Ande duas. Não tenha tempo ruim. Foi isso que fez eu chegar até aqui”, explicou o também é sócio fundador da Goshenland, umas das maiores empresas de consultoria para expansão de negócios do país e fundador da Ong Instituto Amarelinha.

O secretário da Juventude, Maicon Nogueira, reforçou que essa imersão tem o objetivo de democratizar o acesso aos jovens e população em geral sobre novas tecnologias e oportunidades. “Sobretudo os jovens que são os principais impactados pelo fomento das novas oportunidades que surgirão por meio da Rota Bioceânica. Para que quando as multinacionais chegarem aqui, esses jovens estejam muito bem preparados. Estamos plantando sementes, e quando elas forem semeadas, os jovens vão colher os frutos de um futuro próspero”, completou.

Mais Lidas